Yoga

Por que praticar Yoga?

Publicado por Carine Farias em 29/04/2014 às 08h17

 yoga.jpgOs moradores de grandes cidades precisam cada vez mais criar estratégias para driblar o estresse do dia-a-dia e encontrar ferramentas para manter sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, pois muitos são os fatores que comprometem seu equilíbrio físico e mental.

O Yoga auxilia a pessoa a encontrar esse equilíbrio, ajudando-a a se conectar com sua essência, onde há paz e plenitude. Sua prática permite, por meio da auto-observação, um conhecimento mais profundo do próprio corpo, da respiração e dos padrões mentais. Desta forma, a pessoa vai se tornando capaz de conquistar um corpo mais saudável e vitalizado e uma mente mais tranquila e pacífica.

Uma prática completa de Hatha Yoga contempla as dimensões física, energética e espiritual. É composta por posturas psico-físicas (asanas), relaxamento consciente (yoganidra), exercícios de respiração (pranayamas) e meditação.

Em seu aspecto físico, trata-se de uma atividade sem impacto e de baixíssimo risco de lesões, se praticada com bom senso e com a supervisão de um instrutor preparado. Os exercícios e posturas propostos pelo Yoga ajudam inclusive a prevenir lesões e, em alguns casos, a reestabelecer algum órgão lesionado.

Os benefícios do Yoga, portanto, transcendem à dimensão física e podem ser percebidos em um nível mais sutil, manifestando-se como maior vitalidade, estados emocionais de tranquilidade e relaxamento físico e mental. Proporciona ainda sensíveis melhoras na capacidade de concentração e na qualidade do sono.

Após uma única aula é possível notar o bem estar físico e mental decorrentes dela. Foi cientificamente provado que, ao final de uma prática de Yoga, os níveis de cortisol diminuem, esta é uma das substâncias produzidas quando estamos sujeitos a estresse e, em excesso, ela pode ser nociva ao organismo.

O Yoga age comprovadamente de forma preventiva e terapêutica e pode ser praticado por todos independente de sua idade ou condição física. Existe sempre uma prática que se adeque as suas necessidades e suas possibilidades.

 

Categoria: Yoga

Wall Street e a prática da Yoga nas tomadas decisões

Publicado em 27/02/2014 às 08h44

Segundo Eddie Stern, fundador da Ashtanga Yoga New York, todos temos que apertar “a tecla reinicializar” de vez em quando.

A prática da yoga e a meditação resultam em melhores decisões com uma estrutura moral, segundo o instrutor.

Por isso que estas técnicas estão com popularidade crescente na círculo financeiro de Wall Street. O investidor Bill Gross e o falecido Steve Jobs são alguns dos exemplos.

Eddie Stern recomenda 15 a 20 minutos por dia para que as pessoas foquem em si mesmas, tomem melhores decisões e se tornem pessoas melhores.

 

Fonte: Bloomberg Tv

 

Categoria: Yoga

Evidências científicas sobre os benefícios da prática da Yoga

Publicado em 10/02/2014 às 11h22

yoga.jpgUm estudo publicado em janeiro de 2013 na "Frontiers in Psichiatry"  teve como objetivo analisar sistematicamente a evidência da eficácia da prática da yoga no tratamento dos principais transtornos psiquiátricos.

Para isso foi feita uma revisão bibliográfica que resultou em um total de 124 testes, dos quais 16 preencheram os critérios rigorosos para a revisão final.

Os autores evidenciaram um potencial benefício agudo da yoga em casos de depressão e distúrbios do sono, além ainda de ter um papel coadjuvante no tratamento de casos de esquizofrenia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A evidência em outros  transtornos permanece menos bem estabelecida.

Os autores sugerem a realização de novos estudos para replicar e estender estes resultados.

Categoria: Yoga

left show fwR tsY bsd sbww b03s c05|left tsN fwR show b03s bsd|left show b03s bsd tsN fwR|sbse||image-wrap|news login fwB fwR tsY normalcase c10|fsN fwR normalcase tsY c10|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsY c10|fwR tsY normalcase c10|normalcase tsY c10|content-inner||